terça-feira, 21 de junho de 2011

New York City Ballet


New York City Ballet surgiu a idéia de Lincoln Kirstein . Ele imaginou um ballet americano, onde jovens dançarinos nativos podem ser treinados e educados sob a orientação dos maiores do mundo mestres de ballet para executar um repertório novo e moderno, em vez de depender de grupos em turnê de artistas importados desempenho para o público americano.

Iniciar
Quando se encontrou com George Balanchine , em Londres, em 1933, Kirstein sabia que ele tinha encontrado a pessoa certa para o seu sonho. Treinamento Balanchine jazia na tradição do balé russo grande, ele ingressou na Escola Imperial de Ballet de São Petersburgo em 10 anos de idade e formou-se em 17. Também um estudante no Conservatório de Música de Petrogrado durante este tempo, estudou piano e composição. Com seus estudos por trás dele e apenas 20 anos, Balanchine deixou a União Soviética recém-criado para o Ocidente. Pouco tempo depois, Sergei Diaghilev convidou o coreógrafo jovens para participar de sua Monte Carlo Russes baseado Ballets. O ano era 1924. Em 1933, aceitou o convite de Balanchine Kirstein está por vir para a América para começar a escola que era para servir de incubadora de sua ballet americano.

Luta
Anos seguintes, porém, não foram sem incidentes e frustrações. Primeira apresentação da escola foi adiada devido à chuva, e da turnê inicial do recém-formado American Ballet encontrou um fim prematuro, com o colapso simultânea de ambos gerente e seu tesouro. Um período de três anos no Metropolitan Opera como a sua companhia de balé oficial terminou em desavenças. Várias companhias de balé foram criados e dissolvidos. Esforços cessaram temporariamente durante a Segunda Guerra Mundial - Kirstein serviu no Exército, enquanto Balanchine foi para o Ballet Russe de Monte Carlo como coreógrafo. Durante este período, apenas a existência da Escola deu qualquer indicação de que o sonho do ballet Kirstein americano ainda estava vivo. Foi a devoção incansável desses dois homens em face de probabilidades esmagadoras de que, aparentemente, foi finalmente capaz de chamar a New York City Ballet fora do fogo.

Um Sonho Realizado
Depois da guerra, Kirstein e Balanchine formado Ballet Society e apresentou sua nova empresa no Centro de Nova York City de Música e Drama. Morton Baum, então presidente de Finanças City Center do Comitê, ficou impressionado com a qualidade do que ele tinha visto em uma das performances e se aproximou Kirstein com a sugestão de que ele transformar o conjunto em um New York City Ballet. Kirstein, com o seu sonho em vista, fez uma promessa Baum - que, em troca de sua fé, ele daria New York City a melhor companhia de balé nos Estados Unidos dentro de três anos.

Sucesso
E, como eles dizem, o resto é história. Em 1948, Balanchine convidou o 30-year-old Jerome Robbins para se juntar à empresa nascente como diretor artístico adjunto. Depois de realizar no Centro da Cidade de Música e Drama, a Companhia realiza agora por 23 semanas do ano na magnífica $ 30 milhões, Philip Johnson-concebida New York State Theater (agora o David H. Koch Theater), construído pela Prefeitura e Estado de Nova York. New York City Ballet abriu o teatro em 24 de abril de 1964, e desde então tem sido a sua companhia de ballet residente. O Saratoga Performing Arts Center tem sido o lar New York City Ballet de verão permanente anual desde 1966.

Entre mais de dois compromissos pontuação internacional, o New York City Ballet tem feito inúmeras aparições nas capitais da Europa. A Companhia também apareceu na Austrália, Brasil, Japão, Sicília, Coréia do Sul e Taiwan e fez três viagens históricas para a Rússia, bem como visitas a muitas das principais cidades dos Estados Unidos e Canadá.

Hoje
Atualmente, a Companhia tem cerca de 90 dançarinos, tornando-o o maior organização de dança nos Estados Unidos. Tem um repertório ativo de mais de 150 obras, principalmente coreografia de Balanchine, Robbins e Martins Pedro . A School of American Ballet, a escola oficial do New York City Ballet, está prosperando em sua espaçosa casa em B. O Samuel & David Rose Building at Lincoln Center, com uma matrícula de mais de 350 dançarinos ambiciosos de quase todos os estados da nação e em torno de o mundo. Após a morte de Balanchine em 1983, Robbins e Martins dividiu o título de Master Chief Ballet em supervisionar o bom funcionamento do New York City Ballet. Desde 1990, Martins teve responsabilidade exclusiva para as operações da Companhia.

George Balanchine e Lincoln Kirstein moldaram a história da dança do século 20. Sob a direção de Peter Martins, New York City Ballet permanece dedicada à preservação dos ideais de Balanchine.

American Ballet Theatre


American Ballet Theatre é reconhecido como um dos grandes companhias de dança do mundo. Poucas companhias de balé igual ABT pela sua combinação de tamanho, alcance e extensão. Reconhecida como um tesouro vivo nacional desde a sua fundação em 1940, ABT anualmente turnês nos Estados Unidos, realizando mais de 600.000 pessoas, e é a única grande instituição cultural a fazê-lo. Ele também fez mais de 15 turnês internacionais e 42 países como, talvez, a companhia de ballet mais representativas americano e foi patrocinado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos em muitos desses compromissos.

Quando American Ballet Theatre foi lançado em 1939, o objetivo era desenvolver um repertório dos melhores balés do passado e para incentivar a criação de novas obras de talentosos jovens coreógrafos, onde quer que pode ser encontrado. Sob a direção de Lucia Chase e Oliver Smith 1940-1980, a Companhia mais do que cumpriu esse objectivo. O repertório, talvez sem paralelo na história do ballet, inclui todos os grandes ballets de longa-metragem do século XIX, como O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida e Giselle, os melhores trabalhos do início deste século, tais como Apollo , Les Sylphides, Jardin aux Lilas e Rodeo, e aclamado obras contemporâneas, tais como Ares, Push Comes to Shove e Duets. Na aquisição de tais repertório extraordinário, ABT encomendou obras de todos os grandes gênios coreográfica do século 20: George Balanchine, Antony Tudor, Jerome Robbins, Agnes de Mille e Twyla Tharp, entre outros.

Em 1980, Mikhail Baryshnikov se tornou diretor artístico do American Ballet Theatre, sucedendo Lucia Chase e Oliver Smith. Sob sua liderança, numerosos ballets clássicos foram encenados, remontou e remodelado, ea Companhia experimentou um fortalecimento e refinamento da tradição clássica. Em 1990, Jane Hermann e Oliver Smith conseguiu o Sr. Baryshnikov e imediatamente estabeleceu uma agenda que foi dedicada a manter as grandes tradições do passado, enquanto agressivamente um futuro vital e inovadora.

De acordo com o compromisso da Companhia de longa data para trazer o melhor da dança para o maior público internacional, ABT tem apreciado recentemente sucessos triunfante com compromissos em Tóquio, Londres, Paris, Madrid, Buenos Aires, Cidade do México, Palermo, Itália, e em Atenas e Salónica, Grécia.

No Outono de 2000, American Ballet Theatre fez a sua primeira visita à China, aparecendo em Xangai e Hong Kong. A Companhia também apareceu em Taipei e Cingapura, pela primeira vez. Ao longo dos seus 60 anos de história, a Companhia já apareceu em um total de 126 cidades em 42 países. ABT também tem aparecido em todos os 50 estados dos Estados Unidos.

Em Outubro de 1992, o ex-American Ballet Theatre Principal Dancer Kevin McKenzie foi nomeado Director Artístico. Mr. McKenzie, firme em sua visão da ABT como "americano", está comprometida em manter vasto repertório da Companhia, e para trazer a magia da dança-teatro para as grandes etapas do mundo.

Ballet Bolshoi



O Ballet Bolshoi é a Companhia do Grande Teatro Acadêmico para Ópera e Ballet de Moscou. Sua origem se deu em 1773 quando um grupo de bailarinos, meninos e meninas carentes, e outros cidadãos servos, foi formado através de aulas realizadas em um orfanato de Moscou, porém a capital da URSS ainda era Leningrado. A partir de 1776 esse grupo passou a integrar a companhia do Teatro Petrovski, um local construído para abriga-los. Porém a construção da época era muito frágil e não resistente a incêndios, motivo pelo qual em 1805 o prédio foi destruído e de 1805 a 1825 o Teatro Arbat, o novo Teatro Imperial, foi local de apresentações desta companhia, até que em 1824 foi construído um novo prédio, no mesmo local do antigo teatro incendiado, e onde fica a sede atual do Teatro Bolshoi, tombada pela Organização das Nações Unidas, como Patrimônio Arquitetônico e Cultural da Humanidade. Em 18 de janeiro de 1825, com sua arquitetura Clássica e suntuosa foi inaugurado com o nome de “Grande Teatro Petrovski”. Com o movimento nacionalista do balé russo abandona-se a herança do balé francês com sua mitologias e começa a se valorizar a literatura e os costumes russos na criação de novas composições coreográficas. Este movimento não pôde impedir a influências de coreógrafos como Petipa.


Até a Revolução Russa de 1917, a companhia de dança do Teatro Marriinski, que após esta revolução passou a se denominar Ballet Kirov, era a mais importante no cenário da dança russa acadêmica, porém o Ballet Bolshoi habitualmente recebia as grandes estrelas da dança, reproduzindo ainda os balés do consagrado Petipa, desta forma ganhando maior notoriedade pública.

No início do século XX, dirigido por A. Gorski (1878 a 1924), o Bolshoi buscava se libertar da constante presença de Petipa em seus repertórios, desejava uma nova identidade. Com a capital do país saindo de Leningrado e vindo para Moscou a companhia começa a receber maior incentivo do governo, podendo investir em seus talentos e pagar por aqueles formados pela Escola do Ballet Kirov, que neste século passa ter o mérito de formadora técnica e estilo impecável, enquanto que o Bolshoi fica famoso pela projeção de grandes estrelas, dando vitalidade ao balé russo. Naturalmente esta diferença de trabalho gerou uma rivalidade entre as duas companhias, porém ambas possuem seus méritos. Muitos dos artistas do Bolshoi são formados na escola do Kirov.

Hoje o Bolshoi possui um grande naipe de profissionais, como: bailarinos, mímicos, cantores e músicos adultos e infantis. E anualmente produz em média de quatro espetáculos por mês, entre balés e óperas.

No Brasil foi aberta uma Escola do Teatro Bolshoi em Joinville, Santa Catarina, com a proposta de formar artistas cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação. Esta escola pretende trabalhar nos mesmo ideais sociais que deu origem a Escola Coreográfica de Moscou, em 1773, proporcionando o desenvolvimento cultural às crianças da camada mais carente da nossa sociedade. A escola conta com a colaboração dos Amigos do Bolshoi permitindo que muitos alunos recebam bolsa de estudo, desta forma saindo do estado de opressão.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FARO, Antônio José, SAMPAIO, Luiz Paulo. Dicionário de Ballet e Dança. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.
PORTINARI, Maribel. História da dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

http://www.escolabolshoi.com.br/