sexta-feira, 7 de setembro de 2012

AULA DE BALLET


4º Ano  /  1º Semestre
1ª Aula
Barra / Centro

OBS:  Aula retirada da apostila de 4ª ano que se encontra a venda em nosso site,   ainda nesta mesma aula contém as aulas de pontas que não foram publicadas na postagem. aproveitem.

Esse período de estudo envolve o reforço da estabilidade dos vários giros, enquanto desenvolve os exercícios na meia-ponta e na pontas; além disso, desenvolve a suavidade nas conexões dos movimentos de braços e corpo.

1. PLIÉ.
Dois grand pliés, 1 relevé ; 2 relevés,  cada um na 1ª, 2ª, 4ª, e 5ª posições.

2. BATTEMENTS TENDU.
Quatro battements tendus para frente(pé direito), 4 battements para trás (pé esquerdo), 8 battements para o lado (pé direito). Repita na direção contraria ,começando para trás com o pé direito.Battements tendus jetés: 3 para o lado; flic-flac en dehors en face, 3 battements tendus jetés para o lado e flic-flac en dedans en face. Repita battements tendus jetés e flic-flac mais 2 vezes.¹

3. ROND DE JAMBE À TERRE.
Preparação en dehors . Dois ronds de jambe à terre, seguidos de preparação en dehors. Repita mais uma vez. Sete ronds de jambe à terre e mais 7 ronds de jambe à terre. Repita en dedans. Trace um semi-circulo em plié em dehors, terminando em pose 2° arabesque, pointe tendu no chão; faça uma meia volta a partir da barra e traga sua perna de trabalho para 5ª posição na meia ponta; port de Bras na meia ponta, dobrando o corpo.


4. BATTEMENTS FONDUS À 45°.
Fondu para frente, lado e frente; plié e relevé com uma meia volta em direção à barra, terminando a meia volta com a perna de trabalho para trás. Repita o mesmo com a perna esquerda, então passe para a perna esquerda em plié, e simultaneamente faça  um petit battement para trás. Continue com fondu para trás , para o lado e para trás, plié e releve com meia volta para fora da barra, terminando a meia volta com a perna de trabalho para frente. Repita com a perna esquerda. Esta combinação de fondus é feita de uma só vez com a perna direita e esquerda.

5. BATTEMENTS FRAPPÉS.
Sete frappés para o lado, 4 duplo frappés en croix. Repita mais uma vez.

6. RONDS DE JAMBE EN L’AIR.
Quatro ronds de jambe en l’air en dehors, execute o 3º e 4º rond de jambe com plié-relevé na perna de suporte. Repita mais uma vez. Dez petits battements sur le cou-de-pied; demi-plié em 5ª posição e tour sur le cou-de-pied en dehors, abrindo a perna de trabalho para o lado à 45° no final. Repita todo o exercicio en dedans.

7. BATTEMENTS DÉVELOPPÉS COM PLIÉ-RELEVÉ.
Développé para frente; plié,  relevé na meia ponta, traga a perna para baixo na posição preparatória. Repita mais uma vez e siga com battements développés para o lado, para trás e para o lado.


8. GRANDS BATTEMENTS JETÉS ELEVANDO NA MEIA PONTA.
Dois grands battements jetés para frente , para lado , para trás e para o lado , em seguida 2 grands battements na mesma direção elevando na meia ponta.²


CENTRO

1. PEQUENO ADAGIO E BATTEMENTS TENDUS.
Grand plié na 4ª croisée. 4º port de bras. Développé para frente (perna direita). Plié; relevé na meia ponta, traga a perna para baixo na posição preparatória. Développé plié-relevé (perna esquerda para trás). Développé plié-relevé para o lado(perna direita). Battements tendus e passeios (giros). Com o pé direito, 1º battement tendu en tournants en dehors (um 1/4 de giro para o lado 3), 2º battement en face (encarando) lado 3. Execute 8 battements tendu en tournant e en face. Battements tendus jetés. 8 battements tendus jetés en tournants en dehors com o pé direito(em ⅛ de volta, partindo do canto 2, lado 3, canto 4, lado 5, canto 6, lado 7, canto 8, e encarando lado 1); 7 battements tendu jetés para o lado en face, com o pé esquerdo e novamente 7 battements jetés.  Preparação saindo de 5ª para 4ª posição e tour sur le cou-de-pied en dehors.


2. RONDS DE JAMBE À TERRE.
Preparação en dehors. 1º ronds de jambe à terre en tournant, um 4º de volta, o 2º rond de jambe, en face, etc. Execute 8 ronds de jambe desta maneira. Repita o mesmo en dedans. Trace um semi-círculo no plié , en dedans , então en dehors, terminando num grande pose croisée para trás, pointe tendue no chão, com uma esticada da perna de base. Dois grands port de bras, termine o 2º port de bras na 4ª posição em uma ampla preparação para tour en dehors. Grand rond de jambe développé en dehors na meia ponta (perna esquerda).

3. BATTEMENTS FONDUS À 45°.
Tour sur le cou-de-pied de 5ª posição en dehors, Battements fondu para frente; repita o tour e battement fondu para o lado. Duplo fondu para frente e para o lado; 7 frappés para o lado. Repita todo o exercício na direção oposta com tours en dedans, finalizando com 4 duplos frappés.

4. RONDS DE JAMBE EN L’AIR
Quatro ronds de jambe en l’air en dehors, em seguida 3 ronds de jambe e novamente 3 ronds de jambe. Développé para o lado. Um giro lento en dehors com passé à 90°. Siga o giro com développé croisée para frente na meia-ponta. Execute en dedans separadamente e finalize o giro lento en dedans com attitude croisée na meia ponta.

5. PAS DE BOURRÉE BALLOTTÉ IN EFFACÉ, EN TOURNANT.
Preparação com a perna direita, o pé esquerdo esticado para trás, pointe tendue no chão. Plié com o pé direito e dobre o pé esquerdo sur le cou-de-pied para trás. Pas de bourrée ballotté para frente em effacé, girando para o canto 4; pas de bourrée ballotté para trás em effacé, olhando para o canto 4. Execute os seguintes pas de bourrée ballotté da mesma maneira para o canto 6, 8, e 2.

6. TOUR LENTS (GIROS LENTOS) À LA SECONDE(TOUR DE PROMENADE)
 Développé para o lado (perna direita). Giro lento à la seconde en dehors,³ girando para o canto 2, lado 3, canto 4 e lado 5. Traga a perna de trabalho para baixo na posição preparatória. Développé para o lado. Giro lento à la seconde en dehors, girando para o canto 6, lado 7, canto 8 e lado 1. Traga a perna de trabalho para baixo fechando a 5ª posição a trás 4.

7. PREPARAÇÃO PARA TOUR À LA SECOND PARTINDO DA 2ª POSIÇÃO.
En dehors. 5ª posição, pé direito à frente. Demi-plié. Venha para cima com um salto ligeiro para a 5ª posição, meia-ponta, os braços na 1ª posição. Segure nesta posição. Grand battement para o lado (perna direita), e abra os braços na 2ª posição. Segure nesta posição. Demi-plié na 2ª posição, traga o braço direito para 1ª posição enquanto o esquerdo permanece na 2ª, salte na perna esquerda(meia-ponta) enquanto levanta a perna direita em grand battement para o lado, os braços em 2ª posição. Mantenha a posição. Finalize em 5ª posição com pé direito atrás. Repita 4 vezes, na perna direita e esquerda, alternando. Execute en dedans da mesma maneira.




ALLEGRO

1. Quatro glissades para o lado, trocando os pés, começando pé direito a frente; 1 glissade croisée para frente (pé direito), 1 glissade croisée pra trás (pé esquerdo), échappé battu trocando os pés, repete 4 vezes direita e esquerda.

2.  Quatro assemblés para o lado(à la seconde), movendo à frente e trocando os pés, um pequeno coupé à frente, assemblé viajando ao lado e trazendo a perna de trabalho à frente; estique os joelhos; demi-plié para retomar a combinação com a outra perna. Execute na direção contrária.

3. 5ª posição, pé esquerdo à frente. Jeté com a perna direita, viajando para o lado, terminando com o pé esquerdo sur le cou-de-pied à frente; temps levé; jeté croisée viajando à frente, coupé-jeté, coupé-jeté, coupé-jeté croisée à frente, assemblé croisée à trás, royale. Repita com a outra perna, e separadamente na direção contrária.

4. Três échappés battus, trocando os pés, 2 entrechats-quatre. Repita 4 vezes, por sua vez à direita e à esquerda.

5. COMPLEX  ÉCHAPPÉ  BATTU.5
Execute o complex échappé battu; estique os joelhos; demi-plié para o salto subsequente. Repita 4-8 vezes. Dependendo da agilidade do bailarino, execute cada échappé battu sem pausa.

6.  Dois grands changements de pied, 3 petits changements de pied. Repita 4 vezes.6




 PS:

 ¹ Flic-flac é combinado com battements tendu jetés e outros exercícios. Após o término dos exercícios na barra o flic-flac é estudado separadamente.

² A elevação na meia-ponta da perna de apoio é para ser feita no momento ao lançar a perna de trabalho (jeté)Termine cada grand battement descendo da meia-ponta em ambos os pés. 

  Neste caso, o termo particular “à la seconde” sugere sustentar a perna na 2ª posição, quando se aplica lenta volta, tours à 90° a partir da 2ª posição, como nas grands pirouettes masculinas, pirouettes à la seconde, onde a perna de trabalho fica suspensa ao lado a 90°. Nos battements développé, grands battements jetés ao lado, o termo “à lá seconde” é extremamente usado neste sentido.

O estudo dos tours lents — tour de promenade — (giros lentos) é realizado desta maneira: en dehors em attitude croisée e en dedans em pose croisée à frente. Tours lents em outras poses são estudados mais tarde.

 5 No complex échappé battu, a batidas dos pés é executada no 1º pulo, da 5ª para a 2ª posição e novamente no 2º pulo, da 2ª para a 5ª posição. No échappé battu simples, a separação do movimento segue este exemplo: pé direito à frente 5ª posição, demi-plié, pulo, segure os pés cruzados na 5ª posição, aterrisse em plié de 2ª posição, então no 2º pulo partindo do plié de 2ª posição, pule, trazendo o pé direito à frente com uma batida e troque os pés no ar, aterrissando na 5ª posição, pé direito à trás.
6 Cada lição termina com port de bras, dobrando o corpo.

2 comentários:

  1. tem como vcs postarem as musicas que vc usam em cada exercico?

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, vc perguntou lá no blog se teria como postar as músicas pra cada exercício de ballet, mas fica complicado, pois as musicas não tem nomes específicos o q fazemos é dizer o andamento, se é um allegro ou adagio, valsa.... e assim por diante, mas posso tentar colocar no site um cd pra baixar de cortesia,ok beijos luiza Bandeira

    ResponderExcluir